Monday’s Morning Mirror #14 – Uma vida jurídica no meio de investigadores (ou o interesse da Silly Season)

Sim, eu sei. É terça-feira, a crónica até tem o Monday no título, mas os exames de fisiologia não contam com compromissos já previamente marcados. Assim, e sem mais demoras, vamos embora, que há boas séries ainda para ver…

E é disso que pretendo fazer. Nenhuma reflexão brilhante (ou talvez não) sobre GoT ou outra série interessante, mas um comentário a todos aqueles que olham para o calendário e vêem True Blood e mais nada. Primeiro, vocês são tristes, pessoas que só têm tal. Precisam de arranjar uma vida e não fumar tanto (PS: vocês não são todos assim, meus meninos de caninos grandes. Só parte que achou que o episódio foi bom), se faz favor. Deviam olhar e ver algo como Breaking Bad.

Mas sim, a Summer Season não tem interesse. Conta-se pelos dedos das mãos de um maneta (que são 5…pensem nisso) as séries que têm interesse. Primeira: Breaking Bad, a referida minha amada, que toda a gente devia ver nem que fosse para dizerem “F***, ISTO FOI BOM” mesmo enquanto forem virgens (para quem for…). Depois, temos a novata The Newsroom, que promete é muita. Sim, eu sei, séries de verão da HBO é mau agoiro, mas também True Blood teve uma boa primeira temporada. Se quiserem, temos Wilfred, que surpreendeu o ano transacto, e temos a novata Perception, que deve ser um divertimento engraçado. E, para acabar…

Temos Suits. E é a primeira referência que quero fazer. A série da USA, canal que tem séries de verão (completamente, devido ao seu conteúdo leve, fácil de entender e com acção, aprisionando o espectador que, no final, pensa “Que episódio inconsequente” mas volta na semana a seguir, porque divertiu (e uma série deve, no fundo, fazer tal…)) para encher meio mundo. E, depois, têm Suits.

Suits não é assim tão diferente. Tem um conteúdo de caso semanal, habitual. Mas a forma como joga com estes não envolve acção. Não há explosões ou jogos brilhantes de falsificações para apanhar o bandido. Envolve perícia, envolve inteligência. Encontrar as pequenas brechas num mundo de leis. No fundo, é uma série de advocacia pura e dura. Podia ser um problema (nenhuma série de advocacia resultaria) mas uma dupla de protagonistas que rouba a cena para outros mundos faz com que nos distraiamos daquilo que verdadeiramente acontece.

É nestes que reside o principal interesse da série. Depois, todo o plano de fundo onde a série é construída é algo que todas as boas séries sabem fazer. Um puto com um segredo que não pode ser revelado. O jogo no fio da navalha, enquanto ela corta. Faz com que haja uma noção de que há sempre algo mais para além do caso semanal. Algo contínuo.

Quem também brinca no jogo do fio da navalha é Terriers. A série já tem quase dois anos, mas ficou recordada como algo a recuperar um dia. E agora, nesta Silly Season, ganhou relevância. Terriers é da FX, canal mais maduro que a USA, e é mais pesada. Apesar disso, continua a brincar com uma dupla que brinca com o fogo, vivendo à custa disso. A forma como a série consegue ir revelando a sua narrativa é muito interessante (a tentar ser vago para não colocar spoilers…), mas é essencialmente nos dois protagonistas que também encontra-se o interesse para ficarmos a ver os treze episódios.

Podia referir muitas outras, mas o sono é algum e o estudo ainda falta. Por isso, pessoas presas às presas de vampiro, há muito peixe no mar. É o interesse do verão: há bikinis, há mosquitos, há a Dânia Neto na Playboy e há tempo para recuperar séries. É só procurar bem e não escolher The Vampire Diaries…fora isso, a probabilidade de se divertirem é razoável. Para jogar pelo seguro, vejam as duas em cima mencionadas. Não se vão arrepender.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s