Alfabeto das Séries: B

Mais um post, mais uma letra, desta vez o B. Nesta rubrica baptizada de Alfabeto das Séries, procuro aprender um pouco mais sobre séries que não conheço e dar a conhecer novas séries aos leitores do Imagens Projectadas. Vamos então a isso e espero que gostem!

  • Breaking Bad, (2008–2013), AMC, Terminada.

breaking bad

Breaking Bad sempre foi uma óptima série, mas quando estava a caminhar para o fim, a sua popularidade aumentou de uma forma estrondosa. Mas mereceu toda a atenção que recebeu. Quem a conhece, sabe de que obra de arte é que estou a falar; quem não a conhece provavelmente viveu debaixo de uma rocha nos últimos anos. E para essas pessoas, posso dizer que a série introduz-nos um professor de Química diagnosticado com cancro do pulmão e que acaba por começar a produzir metanfetaminas com um antigo aluno de forma a deixar dinheiro para a sua família. Só que a série é muito mais do que isso. É a viagem de uma vida.

Classificação:
starstarstarstarstar

  • Big Bang Theory, The, (2007– ), CBS, Em exibição.

big bang theory

The Big Bang Theory é uma comédia bastante popular da CBS. Quando a série estreou, apresentou-nos dois físicos brilhantes e como a sua vida social (que era constrangedoramente inexistente) mudou quando uma rapariga gira se mudou para o apartamento em frente. Actualmente, tenho a impressão que é uma série sobre um grupo de pessoas minimamente suportáveis que lidam com um indivíduo com óbvios problemas mentais. Mesmo que já não simpatize tanto com o fan favorite Sheldon, continuo a ver a série porque é engraçada e serve o seu propósito de fazer rir, mas não é nada de especial, quando comparada a outras comédias.

Classificação:
starstarstarstarstar

  • Brooklyn Nine-Nine, (2013– ), Fox, Em exibição.

BROOKLYN NINE-NINE

Brooklyn Nine-Nine é uma nova comédia sobre um grupo de detectives de uma esquadra da Polícia de Nova Iorque. Posso ter sido um bocado precipitado na pontuação que lhe dei, uma vez que a série ainda é muito recente, mas o material que nos foi mostrado até agora faz merecer essas quatro estrelas.. Tem apenas 6 episódios exibidos, mas a Fox já encomendou uma temporada inteira, por isso, seja qual for o futuro da série, é seguro afirmar que não vai ser abruptamente cancelada.

Classificação:
starstarstarstarstar

  • Buffy the Vampire Slayer, (1997–2003), The WB/UPN, Terminada.

GALERIE

Buffy, a Caçadora de Vampiros, a série de culto de Joss Whedon que eu nunca vi. Com o primeiro episódio em 2007, a série segue a vida de Buffy Summers, a mais recente numa linha de jovens mulheres conhecidas como Caçadoras, um grupo escolhido para lutar contra vampiros, demónios, e outras forças das trevas. Depois do filme homónimo de 1992 que foi um fracasso, a série estreou na mid-season de 1997, altura em que fez muito sucesso, ao contrário das previsões do criador. Actualmente continua com uma fan base enorme, e é tida como uma das séries que mais mudaram o rumo televisivo dos dramas norte-americanos.

Ainda há muito mais para falar na letra B. Bones é um procedural actualmente na 9.ª temporada, do qual nunca vi mais que alguns episódios soltos, mas que nunca me chamou muito à atenção. Boardwalk Empire é uma série da HBO que também nunca vi, provavelmente porque é sobre um gangster/político e se passa nos anos 20, o que não me atrai muito. Beauty and the Beast é, segundo as críticas, mais uma novelazinha chata do The CW que não vale a pena. Bates Motel, uma prequela contemporânea do famoso filme “Pyscho”, por outro lado, vale muito a pena, segundo os críticos. Num campo completamente diferente, temos Black Mirror, uma série britânica futurista com uma estrutura diferente do habitual. Cada episódio é uma história diferente, tem personagens diferentes e é passado numa realidade diferente mas todos, de alguma forma, retratam como a tecnologia pode, num futuro próximo ou mais distante, mudar a nossa vida por completo. É preciso ainda mencionar Banshee, um drama sobre um ex-condenado que assume a identidade do xerife assassinado da cidade de Banshee, onde continua as suas actividades criminosas; Being Human, que seja na versão britânica ou na americana retrata a vida de três jovens colegas de quarto que são na verdade um fantasma, um vampiro e um lobisomem; e para os fãs de animação, Bob’s Burgers, uma comédia sobre uma família que tem uma loja de hambúrgueres.

Falando agora das séries que já não estão em exibição, posso começar com Battlestar Galactica, uma série de ficção científica que foi um dos maiores sucessos do Syfy e que ainda anda actualmente a gerar novas séries no mesmo universo, como é o caso de Battlestar Galactica: Blood & Chrome, uma prequela que estreou em 2012. Como um fã de ficção científica que sou, esta série está na minha lista para ver… eventualmente. Burn Notice fala-nos do agente Michael Westen, que repentinamente é “despedido” da CIA e que, sem a ajuda dos seus recursos como espião, mas com os seus conhecimentos em operações especiais, procura investigar o porquê daquela decisão. Brothers & Sisters é um drama que retrata as vidas e os problemas de uma família rica, e que apesar da premissa desinteressante (na minha opinião) se alargou por mais de 100 episódios. Band of Brothers é uma mini-série de 10 episódios criada pela HBO e baseada no livro homónimo, produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks e passada durante a Segunda Guerra Mundial. Para quem gosta de séries e filmes de guerra, que não é o meu caso, é uma série essencial. Há ainda The Borgias, um drama religioso que foi cancelado após 3 temporadas porque era muito caro. O tema não me podia interessar menos, por isso nunca lhe peguei, mas acho que poderá ser uma boa adição ao portfolio dos fãs de séries históricas. Por fim, temos Body of Proof, um drama médico tecnicamente cancelado pela ABC em Maio deste ano, mas que segundo notícias recentes pode ser reavivado pelo canal.

Nunca vou conseguir falar de todas as séries de uma letra – e aliás, nem todas as séries merecem receber menções, mas acho que de uma forma geral consegui falar das séries mais conhecidas. Volto na próxima rubrica para a letra C, até lá!

Anúncios

One thought on “Alfabeto das Séries: B

  1. Breaking Bad, excelente série.
    Gosto imenso de Bob’s Burgers de Brooklyn 99. Gostei de Battlestar Galactica apesar do género (sci-fi) não ser meu predileto. Já fui mega-fã de Bones apesar de já não seguir tanto a série, atualmente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s