A sério … o que ver e não ver na fall season

peaky

Bem vindos de volta nesta fall season onde tudo parece bonito mas na realidade não é. Esta vai ser a minha nova rubrica aqui no blog com um nome originalíssimo de ‘A Sério…’ seguirá o esquema habitual de dizer mal de tudo portanto podemos passar ao que interessa. Este ano tal como os últimos não prometia realmente nada de extraordinário e com a crescente força que tem ganho o cabo os investimentos nas redes principais de televisão americana tendem a procurar pequenos confortos, reciclar ideias, agarrar grandes caras e tudo o mais que lhe possa garantir a tão almejada fatia dos 18-49 para fazer entrar o dinheiro. Há algumas séries que vale a pena espreitar outras nem tanto, o cabo como sempre tende a ser mais comedido nesta altura do ano optando por usar outros períodos para lançar grandes trunfos, mas mesmo assim é a habitual lufada de ar fresco.

A Fox foi o canal que menos séries lançou este ano pelo menos até ao momento e o destaque como é óbvio vai para Sleepy Hollow. A série começou bem, apresentou uma história fantástica e tirando alguma narrativa mais incoerente rapidamente se fixou como um dos sucesso da temporada vendo a sua renovação ao fim de três episódios. O facto de estar pensada para somente 13 episódios ajudou a consolidar o caminho e portanto não é definitivamente uma série a perder de vista, sobretudo para quem gosta do sobrenatural. Por outro lado Dads teve um dos piores pilotos que vi este ano, cheio de frases feitas, clichés familiares cheios de más vibrações, o uso abusivo de piadas racistas e ofensivas. Tudo o que de mau se pode esperar de uma comédia familiar. Brooklyn 9-9 foi uma pequena surpresa mas apesar de ter mantido um nível cómico aceitável ainda está a construir o seu caminho e acredito que vá melhorar.

Na ABC algumas nem vale a pena falar porque ou já foram canceladas ou vão ser dentro em breve e sinceramente nem sei ao certo o que destacar aqui além de Marvel Agents of S.H.I.E.L.D. porque é talvez a única série que vale a pena ver mesmo não sendo nada do que se esperava, o elenco é fraco e o Whedon tem a mania de enrolar demasiado no inicio até dar finalmente o que de bom a série possa ter. Já tive a oportunidade de ver Once Upon a Time in Wonderland e apesar de achar que em elenco supera de longe a original o universo da série é mais limitado mas exagerado o que acaba por se sentir que estamos a ver mais do mesmo, a busca do amado e os dois vilões nada parecidos com os da outra série (sentiram a ironia?).  As comédias são de uma pobreza atroz talvez a única que consiga sair dali algo (em audiências somente) é Super Fun Night porque é muito divertido ver uma gorda a tentar vestir uma cinta ou umas calças a rebolar pelo chão… … … …. ….

Na NBC a única série que parece andar a fazer as alegrias do canal é The Blacklist que sinceramente a mim me desiludiu muito por estar algo vacinado contra séries que têm polícias burros e vilões com uma rede de contactos maior que a NSA. Mas parece ter caído no gosto do público, alguma mais valia deve ter. Ironside nem é preciso dizer muito: procedural de cadeira de rodas. As comédias não sei bem qual o futuro do canal nesta área mas a miséria de audiências conseguida é sinal de que algo está mal, só destaco aqui The Michael J Fox Show porque é simpática e tem o J Fox mas a série não tem nada de inovador, talvez o facto de tremer um pouco.

A CBS tentou lançar uma série que não é procedural e o que aconteceu? É um flop. Hostages nem parece ser uma série má, tem um bom elenco e uma história apelativa, até é de duração limitada (até deve ser ainda mais limitada do que aparenta) mas realmente o público do canal não parece gostar de novelas. Nas comédias já houve um cancelamento e a única que me apetece referir aqui é The Crazy Ones. Talvez me esteja a desiludir um pouco mas acredito que com o tempo a série vai evoluir porque tem um bom elenco e espaço de manobra (publicitária) para arriscar ainda mais.

Na CW continuam os dramas teens nas suas múltiplas facetas. The Originals que de original já não tem nada, são mais vampiros, quem gosta de Vampire Diaries certamente deve seguir esta. The Tomorrow People que é a versão teen de Heroes, não é à primeira vista uma série para fugir a sete pés, tem bons efeitos especiais e um elenco bonitinho, mas ficou óbvio que vai andar nas típicas danças de casalinhos. Reign já tive rapidamente a ver umas partes e é Gossip Girl versão século XV muitas intrigas, jovens esbeltas e pecadoras, futuros reis com cara de bebé… e o habitual: clichés clichés clichés.

Só nos resta o cabo onde à primeira vista temos a série que provavelmente vai levar os emmys todos no próximo ano, Masters of Sex apresentou-se confiante e com uma abordagem muito clínica da sexualidade sem cair nos exageros que outros canais rapidamente fariam, a Showtime está de parabéns aqui. A fugir a sete pés é a nova série da Lifetime Witches of East End, que consegue ser pior que muitas séries de drama estreadas nos outros canais esta fall season, Não vejam. A HBO lançou entretanto a nova comédia de  Stephen Merchant, Hello Ladies e que é sempre algo diferente nas já habituais abordagens dos homens solitários.

Como a fall season parece ter chegado à BBC também deixo aqui duas séries que merecem ser vistas, Peaky Blinders que à imagem de Broadwalk Empire exploram os gangs que no inicio do século xx dominavam as cidades portuárias de Inglaterra e a chegada de novas forças para restaurar a ordem. Um excelente elenco liderado por Cillian Murphy e Sam Neil. Outra série que achei bastante curiosa é The Wrong Mans é uma comédia dramática sobre dois amigos que se envolvem numa espiral de enganos quando atendem uma chamada por engano. Apesar de ser na base uma comédia escapa ao estereotipo e a história rapidamente consegue envolver.

Até breve!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s