Séries para o Verão, por Babs

Num destes fins-de-semana de Verão sugeri a uma amiga que visse Orphan Black (e com “sugeri” leia-se, cerca de 15 minutos a tentar explicar porque é a melhor coisa que vi nos últimos tempos). Três dias depois, uma mensagem no Facebook a dizer que já tinha visto tudo e adorado. Success!

Esta série da BBC America consegue, acredito, cativar pessoas com vários gostos. Orphan Black tem crime, ciência, muita ciência, incluindo um homem com cauda, uma psicopata que come gelatina, subúrbios opressivos, um flamboyant gay num loft alternativo.

Orphan Black começa pouco ambiciosa. Conhecemos a punk Sarah Manning, eyeliner esborratado que se cruza com uma mulher aparentemente muito parecida na estação de comboios. Segundos depois, a mulher atira-se para a linha do comboio e uma decisão moralmente duvidosa leva Sarah a pegar na mala da desconhecida e a apoderar-se da sua identidade para dar uma reviravolta à sua vida.

Beth, ficamos a saber, tinha à primeira vista a vida perfeita. Um bom apartamento, um relacionamento normal, um trabalho na polícia. Esta poderia ser uma série de crime, um fish out of water com Sarah a ocupar o lugar mais clean de Beth. Seria o suficiente para me manter interessada.

Mas Orphan Black é mais do que isso, percebemos pouco depois. Beth não é apenas excepcionalmente parecida à nossa protagonista Sarah. Nem uma gémea perdida. Nem a única. E é aí que começa verdadeiramente a série.

Quatro clones principais que não poderiam ser mais diferentes (a protagonista punk, a dona de casa, a cientista entusiasmada, a psicopata com jeitos infantis), todas com os seus maneirismos, e não me canso de dizer, todas interpretadas convincentemente por Tatiana Maslany.

O mundo de Orphan Black é irreverente, assustador na medida certa e os dez episódios conseguem ser inteligentes ser se tornarem pesados. Sim, 10 episódios! Óptimos para uma maratona de Verão e para rever durante o resto do ano já que a 2a temporada ainda demora a chegar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s