Golden Globes 2013 – Quando as modas não são assim tão jeitosas (Comentário)

Numa noite onde o pessoal de SNL fez da cerimónia dos Golden Globes das melhores dos últimos anos (Tina Fey e Amy Poehler estiveram brilhantes no monólogo, acompanhados por Will Ferrell e Kristen Wiig num dos melhores momentos da noite), notou-se que há modas que pegam e que não largam. E se, no ano passado, parece que Glee acabou o seu ciclo, outro começou.

Melhor Drama

Boardwalk Empire (HBO)
Breaking Bad (AMC)
Downton Abbey (BBC)
Homeland (Showtime)
The Newsroom (HBO)

Comecemos pelo melhor drama. Numa categoria onde a falta de Mad Men é gritante (a entrada de The Newsroom não se percebe), dar o prémio a Homeland é algo que não se percebe. É o novo coqueluche dos prémios, já se percebeu. Para mim não é a melhor série em activo, nem de perto, mas, e se nos Emmys, apesar de discordar veementemente, achar que a série teve uma temporada brilhante, nesta segunda temporada, analisada pelos GG, nem de perto nem de longe se chegou a tal. E, dos 5 nomeados, a única série que tem sido brilhante, regularmente brilhante, é Breaking Bad. Entre Mad Men e Breaking Bad o meu coração pende para a segunda, mas tentando ser imparcial, não consigo decidir quais das duas são melhores. Mas sei que, comparando as temporadas que se passaram em 2012, tanto Breaking Bad como Mad Men tiveram bastantes furos acima da transformada em “chorona” e “maricas” Homeland. Porque, a partir de Q&A, não tivemos uma série…tivemos algo que fazia verter lágrimas. Ou tentar…

Melhor Comédia ou Musical

The Big Bang Theory (CBS)
Episodes (Showtime)
Girls (HBO)
Modern Family (ABC)
Smash (NBC)
(Community (NBC))

Visto faltar-me ver Parks & Recreation (algo que será reparado um dia destes…), e tendo Modern Family, a única comédia que se afigura merecedora deste prémio, uma temporada algo irregular, não conseguia decidir. Mas Girls lá ganha porque é a nova menina bonitinha. E eu continuo sem perceber porquê. Girls é uma série que representa raparigas que não existem. Que são demasiadas problemáticas. É uma classe inexistente na sociedade americana, quanto mais na portuguesa (visto que há muita gente que defende que este é o ponto forte da série, representar parte da sociedade). É apenas uma invenção de uma rapariga que, apesar de ser brilhante (reconheço isso de Lena Dunham…apesar de achar demasiado sobrevalorizada), não tem uma série brilhante. Nem comédia é. Ou seja, que faz a Girls ganhar este prémio? A explicação reside talvez num factor: maminhas. Toda a gente gosta…mas assim sendo Californication seria uma boa série. (PS: Isto é ironia…para quem não percebe).

Melhor Actor – Drama

Steve Buscemi, Boardwalk Empire (HBO)
Bryan Cranston, Breaking Bad (AMC)
Jeff Daniels, The Newsroom (HBO)
Jon Hamm, Mad Men (AMC)
Damian Lewis, Homeland (Showtime)

Fazer o que Damian faz não é fácil, mas fazer o que Bryan Cranston faz é impossível. A transformação de Walter White só é tão brilhante pelo o actor que está a dar-lhe vida. Bryan Cranston não ver isso reconhecido, enquanto Damian Lewis, o homem que respira demais, é, é algo inconcebível. Mas até Glee já ganhou dos GG…pouco há mais a dizer depois disso.

Melhor Actriz – Drama

Connie Britton, Nashville (ABC)
Glenn Close, Damages (FX, The 101 Network)
Claire Danes, Homeland (Showtime)
Michelle Dockery, Downton Abbey (ITV)
Julianna Margulies, The Good Wife (CBS)

Claire Danes ganhar este prémio não é inconcebível. É natural, depois da vitoria de Homeland e Damian Lewis. Mas a mulher chorona da TV, para mim, não foi melhor que Julianna…mas a categoria é muito homogénea, e nem Glenn Close teve um ano brilhante. Percebe-se…

Melhor Actor – Comédia

Alec Baldwin, 30 Rock (NBC)
Don Cheadle, House of Lies (Showtime)
Louis C.K., Louis (FX)
Matt LeBlanc, Episodes (Showtime)
Jim Parsons, The Big Bang Theory (CBS)

Outra categoria que não sei escolher…Jim Parsons é brilhante, Don Cheadle não. Nem percebo esta vitória. Para mim Don Cheadle é o pior actor dos 5. Mas Showtime FTW! (não escolhi quem por mim ganharia, porque não ganharia ninguém destes 5)

Melhor Actriz – Comédia

Zooey Deschanel, New Girl (FOX)
Lena Dunham, Girls (HBO)
Tina Fey, 30 Rock (NBC)
Julia Louis-Dreyfus, Veep (HBO)
Amy Poehler, Parks And Recreation (NBC)

Vamos aceitar que Girls é realista. Se for, Lena Dunham retira tal da sua vida. Se assim é, está a representar-se a si mesma. Logo…não é actriz. Amy Poehler, que é preciso fazeres para ganhares?

Melhor Actor Secundário

Max Greenfield, New Girl (FOX)
Ed Harris, Game Change (HBO)
Danny Huston, Magic City (Starz)
Mandy Patinkin, Homeland (Showtime)
Eric Stonestreet, Modern Family (ABC)

Melhor Actriz Secundária

Hayden Panettiere, Nashville (ABC)
Archie Panjabi, The Good Wife (CBS)
Sarah Paulson, Game Change (HBO)
Maggie Smith, Downton Abbey (ITV)
Sofia Vergara, Modern Family (ABC)

Dois comentários: Gostei do decote da Archie Panjabi e já agora, em que mundo a Sofia Vergara é melhor que a Julie Bowen?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s