TCN Blog Awards 2012 – Haja cinema!

Antes de mais, tenho a referir que gosto muito dos TCN Blog Awards e sei que devem dar uma trabalheira. Antes que me venham chamar ingrato, foi quando o blogue andava meio à deriva que surgiu a nomeação e sei que parte do que o blogue é hoje é devido à nomeação para Melhor Novo Blogue há 2 anos. Apesar disso tudo, sempre achei que os TCN, apesar de premiarem preferencialmente blogues de televisão (ou um blogue de televisão, com todo o mérito, que se chama TVDependente) são formatados para blogues de cinema. Este ano e as alterações feitas à última da hora não alteram a minha opinião.

Primeira crítica que fiz já por mail: a não existência de Melhor Blogue Individual/Colectivo de TV. Ao abraçar os dois mundos (as categorias que existem são de Melhor Blogue Individual de TV/Cinema, passando-se o mesmo na categoria de Blogue Colectivo) que nada têm a ver, começa por prejudicar tanto os blogues de TV e de Cinema. São mundos que não se comparam, que têm formatos diferentes e que deviam ter categorias diferentes. Mas, e apesar de desfavorecer os dois, desfavorece essencialmente os Blogues de TV.

Sou-vos sincero: de blogues colectivos de Televisão portugueses conheço este e o já mencionado TVD. Talvez haja mais, mas blogues puros só estes dois me vêm à cabeça. O TVD já cá anda há muito, o IP só agora chegou, e acho que posso dizer isso com alguma certeza, a um blogue com uma certa fama. Agora pergunto a todas as pessoas que se passeiam pela net: acham mesmo que neste cantinho à beira-mar plantado existem um número muito maior de cinéfilos que apaixonados por TV? Sim, pode haver um número superior de cinéfilos. Nem discuto. Mas, e olhando para os nomeados nos TCN, acham que a categoria de melhor blogue colectivo e individual representam essa diferença?

O que acontece é que o cinema teve muito mais cultura de blogs. E os TCN reconhecem isso. Reconhecem essa cultura, nos nomeados, não havendo uma tentativa de a criação de blogues de TV. Tanto individuais como colectivos. Chegava haver a diversificação nas categorias para haver uma maior motivação em criar-se novos projectos de TV. Talvez nos dois primeiros anos houvesse categorias pouco disputadas nessa área, mas tal como os TCN foi um incentivo para o IP ser o que é, quem não me diz que tal aconteceria com outros?

Mas pronto, isso é uma luta e crítica que tem sido feita e por agora está igual. Mas não foi por isso que me resolvi fazer este post. Este post veio do novo esclarecimento das categorias nos TCN Blog Awards 2012. Soube-o pelo TVD, mais propriamente por um texto do ZB, e diz lá: “Devido ao elevado número de candidaturas de artigos de televisão – inclusive de blogues de cinema -, a categoria de Melhor Artigo será dividia em Melhor Artigo de Cinema e Melhor Artigo de TV, tal como já acontece com a categoria de Melhor Crítica”. O que admira nesta nova adenda não é que se crie uma nova categoria. É a razão.

A razão é que há muitos textos, inclusive de blogues de cinema, sobre televisão. No fundo, e se já não bastasse que o reconhecimento sobre o trabalho que dá na televisão fosse bastante discriminado nos TCN, se crie agora uma nova categoria de artigos de televisão porque há blogues de cinema a candidatarem-se com posts de TV à categoria de artigos. Falo por mim e pelo IP: deste blogue há um artigo sobre cinema no último ano, e esse não foi sugerido às nomeações. Do TVD não tenho lido nada sobre cinema. E os restantes blogues de TV que frequento também são raros tais.

No fundo, e passando para algo que toda a gente percebe, o que está a acontecer este ano nos TCN é que uma dada série candidata-se a melhor comédia e o actor dessa série candidata-se a melhor actor dramático. Perceba-se a lógica. Se no que toca a melhor blogue tanto colectivo como individual existe um estrangulamento dos blogues de televisão, agora acontece o mesmo nos Artigos. Acho que nenhum blogue de TV se candidatou a Melhor Artigo de Cinema. Para mim não tem lógica: eu e toda a equipa que no IP escreve sabe que isto é um blogue de TV/Séries e, como tal, podendo ter a liberdade total para escrever sobre cinema, sabe que o tópico principal a ser escrito é TV.

É que isto é um não problema, facilmente resolvido: criem-se categorias gerais para televisão e cinema. A partir do momento que o blogue se colocava como televisão ou cinema numa das categorias principais, por exemplo cinema, teria de submeter artigos só para a categoria de Melhor Artigo deBlogue de Cinema (e não Melhor Artigo de Cinema) e Melhor Crítica de Blogue de Cinema. Se há bloqueio para o número de candidatos por categoria (5 por blogue), porque não há esta clausula? Só há a protecção de blogues individuais e de blogues de cinema, ficando blogues colectivos de TV como os desgraçados que têm todas as contrariedades?

Mas a ironia não é esta. Com esta divisão, onde calharia o vencedor de Melhor Artigo do ano transacto? Intitulava-se Mundo Mágico vs. Caixinha Mágica e reflectia sobre as diferenças entre TV e Cinema. Podia-se nomear às duas categorias? Não se percebe onde um artigo híbrido iria.

A facilidade da resolução desta situação é que admira. Até acho que os blogues de cinema ficavam felizes por não ter de concorrer com o TVDependente. E, falo por mim, não me importo nada de estar no meu canto, a concorrer com blogues que frequento diariamente, e que vejo que são melhores ou piores que eu. De TV. Nada mais simples…

Os TCN Blog Awards são uma excelente iniciativa, mas todas as iniciativas têm defeitos. Acho que o desprezo que, apesar de não ser propositado (acho eu que não é), existe pela televisão merecia ser mudado. Porque, e pelo que percebi da iniciativa, os TCN servem para reconhecer o que melhor se faz na blogosfera. A blogosfera tem diferenças. Admita-se tal, e apoie-se a televisão. Porque, no formato actual, um Blogue de Televisão começa logo por ser prejudicado na fase das nomeações. O resto, desde a Academia (que não sei qual é mas espero que não seja muito mais cinéfila que televisiva. Até com a divisão das categorias se deixaria a preferência dos membros da Academia (cinema ou TV) de fora) até chegar ao fim, aos Deuses pertence.  Esperemos que o Espírito-Santo seja fã de Breaking Bad.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s