As Séries e a Música #5 – Mad About You e Friends

Uma vez que ando com pouca paciência para ver episódios mais longos, resolvi apostar em sitcoms. Decidi rever Mad About You e Friends (aliás, como título indica). Episódios curtos, humor que não ofende, bem limpinho. Daquele que não envelhece.

Mad About You estreou em 1992 e Friends em 1994, ambas passaram na NBC. Quase 20 anos se passaram e, apesar das roupas e dos penteados, a escrita continua actual. Penso que isto se deve ao facto de ambas as séries terem por base pequenos aspectos do nosso quotidiano.

Mad About You passou em Portugal na TVI, quando esta começou a emitir, e teve oito temporadas. Tem como protagonistas o Paul Reiser e a Helen Hunt. É uma sitcom que se foca no dia-a-dia de uma casal recém casado, o Paul e a Jamie, e os seus amigos. Os amigos que são: a Fran (interpretada pela Leila Kenzle), melhor amiga da Jamie; a Lisa (interpretada pela Anne Ramsay), irmã da Jamie; o Mark (interpretado pelo Richard Kind), o marido da Fran; e o Ira, primo do Paul (interpetado pelo John Pankow). Mas o amigo mais especial é o Murray, o cão e fiel companheiro do casal.

Em alguns episódios temos a participação da Lisa Kudrow, que dá vida à irmã gémea da Phoebe de Friends, a Ursula, a empregada do café que o casal Buchman frequenta. Também temos a participação do Hank Azaria (mais conhecido como sendo a voz de Moe, nos Simpsons, entre outras), o Mel Brooks, que faz de tio do Paul e até a Cyndi Lauper, que interpreta a ex-mulher do Ira.

Friends, outra sitcom de grande sucesso, teve dez temporadas. Como é sabido retrata o quotidiano de um grupo de amigos: os irmãos Mónica e Ross (interpretados pelo David Schwimmer e pela Courtney Cox), o Chandler (interpretado pelo Matthew Perry),a Rachel (interpretada pela Jennifer Anniston), a Phoebe (interpretada pela Lisa Kudrow) e o Joey (interpretado pelo Matt LeBlanc).

Cada amigo tem a sua particularidade. Chandler é o sarcástico do grupo, a Phoebe é a distraída que canta Smelly Cat, o Joey é o estereótipo do actor burrinho, a Monica é obsessiva-compulsiva, muito competitiva e muitas vezes a voz da razão no grupo. A Rachel é a menina bonita, enquanto que o Ross é o geek, e eternamente apaixonado pela Rachel.

Sempre tive três personagens preferidas: o Chandler, a Phoebe e o Ross. E não me façam escolher “a preferida”, já tentei e não consegui. Esta deve ser a quinta vez que vejo Friends, e não envelhece. Há sempre pequenos detalhes que se vão relembrando. É bom ver que ainda me diverte tanto quanto a primeira que vez que vi, quer dizer, segunda vez. Isto porque a primeira vez que tentei ver Friends, alguém na RTP teve a infeliz ideia de dobrar a série ainda que em Português de Portugal, e com vozes de actores conhecidos. Mas não correu bem. Não me lembro exactamente do ano, mas penso que foi por volta de 1998. Uns anitos mais tarde passou na RTP2, e actualmente está em reposição na Sony Entertainment.

Por aqui também passaram alguns convidados especiais: Hugh Laurie, a Reese Witherspoon, o Brad Pitt, o Hank Azaria (também), o Tom Selleck, a Julia Roberts e até o Chris Isaak.

Como disse ambos os programas envelheceram bem, as piadas ainda nos fazem rir e divertem-nos. Programas que nos oferecem sorrisos e nos deixam bem dispostos. E é isto que se quer. Sei que o que escrevi não faz justiça ao quanto eu gosto destas séries, mas acreditem que tem sido uma óptima companhia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s