Recordar é re(vi)ver #2 – Terra, Neptuno e Marte

Olá caros leitores viciados em séries.

Cá estou eu, passado um mês, a escrever sobre outra série que já foi com os porcos, como costumam dizer. E espero bem que tenham ficado com vontade de ver 3rd Rock from the Sun, nem que tenha sido pelas mamas.

Para a crónica deste mês decidi falar de uma série um pouco mais recente que a anterior e sem ser uma comédia, que estive a rever nos últimos dias – Veronica Mars.

Veronica Mars estreou em 2004 e acabou em 2007, com três temporadas. Criada por Rob Thomas, criador da também conhecida série 90210, Veronica Mars está entre o drama adolescente e o mistério e retrata a vida de uma adolescente detective que vive com o pai e que a mãe é bêbeda, por isso fugiu de casa. Não, não é uma versão parola de Morangos com Açúcar meet Sherlock Holmes. É apenas uma rapariga baixinha, loira, inteligente, com piada e sem vergonha nenhuma na cara.

O drama passa-se em Neptune (uma cidade fictícia), na Califórnia e aborda um pouco as diferenças de status social, já que essa cidade dividia-se em duas classes sociais – os podre de ricos e os pobres, só. Ao longo da série encontramos números betinhos, riquinhos, que podem fazer tudo e nada lhes acontece, apelidados de 09rs (o niners), por causa do código postal da área em que viviam.

E sim, podem mandar a piada/observação óbvia de “ah, ela é Mars (Marte) e vive em Neptune (Neptuno)”, mas já vão tarde que eu tratei logo disso no título.

Nas duas primeiras temporadas houve sempre um “caso base” em cada uma delas, que Veronica tentava resolver ao longo dos episódios, em conjunto com outros casos mais pequenos.

Os casos eram resolvidos com a ajuda do pai ex-sherif/sherif/investigador privado, o seu amigo Wallace, a sua amiga Mac, os mais variados namorados (Duncan, Logan, Troy, Leo e Piz) (mas ela não é nenhuma badalhoca), e o seu amigo/inimigo Eli Weevil, um mauzão que é cabecilha de um gangue de motoqueiros latinos.

Na primeira temporada temos o assassinato da sua melhor amiga Lily (interpretada por Amanda Seyfried, que também é jeitosa), que causou o despedimento do pai de Veronica como sherif por ter colocado como principal suspeito o pai da vítima, um homem de negócios importante. O pai de Veronica, Keith, foi assim substituído por um sherif estúpido e incompetente, com um enorme ódio a Keith e Veronica.

Na segunda temporada há o assassinato de vários colegas de Veronica, através de um atentado ao autocarro da escola.

Na terceira temporada o criador revoltou-se e não criou nenhum caso que acompanhasse todos os episódios e centrou-se na ida da Veronica para a universidade.

Falemos da rapariga. Veronica Mars é interpretada por Kristen Bell. Agora, a meu pedido, tirem um minuto do vosso tempo, sem avançarem na leitura desta grande crónica, para pensarem em quem é a Kristen Bell. Kristen Bell é daquelas actizes por quem eu virava lésbica ou, se fosse gajo, por quem me mastu****va a maioria do tempo. É ela e a Emma Stone. Mas já chega de falar de mim.

E para quem não sabe e/ou é desatento, é a Kristen Bell quem narra todos os episódios de Gossip Girl.

O pai de Veronica, Keith (Enrico Colantoni, que pode ser visto na série Flashpoint), mostra uma relação bastante intíma com Veronica durante toda a série, capaz de fazer inveja a quem tiver “daddy issues”.

Depois temos os namorados que, por falta de espaço e vontade de vos querer chatear, só vou falar dos principais, ou duradouros.

Temos o primeiro namorado, Duncan Kane (Teddy Dunn), irmão de Lily, que é assassinada. Com todas as confusões à volta do assassinato da rapariga, a relação deles acaba, mas não definitivamente, if you know what I mean.

Depois ela relaciona-se com o Logan Echolls, interpretado por Jason Dohring, melhor amigo de Duncan e ex-namorado de Lily. Sim, grandes trocas. Mais uma vez, é uma relação de vai e vem durante bastantes episódios. Afinal de contas, isto é sobre uma adolescente. Jason actualmente entra na série Ringer.

Na última temporada aparece Piz (Chris Lowell), colega de universidade que, finalmente, não está relacionado com nenhum ex-namorado ou amiga morta ou tem o risco de ser seu irmão ou whatever. Tenho a dizer que este é o “meu” namorado preferido.

Outra personagem é o Wallace (Percy Daggs III), melhor amigo de Veronica, mestre do basquetebol e filho de uma namorada temporária do pai dela. Ao longo das três temporadas, é o grande ajudante na resolução dos casos.

Temos também a amiga geek Mac, interpretada por Tina Majorino, que já entrou em Bones.

Por fim há o mauzão latino Eli Weevil (Francis Capra Francis, que mais recentemente entrou em três episódios de Heroes e em Bones), que passa mais tempo na prisão do que na escola.

E podia continuar a falar da série, dos casos, das personagens… Mas nunca mais saia daqui, e aposto que são poucos os que chegam a esta última parte do texto.

Eu gostei muito desta série. Vi pela primeira vez há dois anos e decidi revê-la este mês, para poder escrever sobre ela. É um estilo interessante, tem muito mistério e os casos não são “fáceis”, daqueles em que já sabemos a resposta nos primeiros 5 minutos do episódio.

Esta série foi cancelada prematuramente, devido a alterações do canal onde era transmitida. Tanto o criador, como o elenco e até mesmo o público (incluindo eu) têm mostrado uma enorme vontade de continuar para uma quarta temporada, mesmo depois de 5 anos. É esperar para ver.

Veronica Mars, analisando superficialmente, não passa de um teen drama, sobre amores e desamores, sexo, os típicos problemas de adolescência, diferenças sociais… Mas é mais que isso. Criaram uma personagem forte, que qualquer um que esteja a ver pensa “porra, gostava de conseguir fazer isto…”. Toda a série está rodeada de mistério… E vá lá, tem a Kristen Bell. Querem mais??

Mais uma vez, deixo aqui algo para ver se vos dá aquela vontadinha de ver o que eu digo…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s