As Séries e a Música #1

Pelo pouco que possam saber de mim, sabem que sou uma ávida consumidora de música e de séries. Não se espantem com o facto, de por vezes seguir algumas séries, apenas pelo seu conteúdo musical.

Todas as semanas, dou por mim a ver Grey´s Anatomy para ‘ouvir’ a selecção musical escolhida e para descobrir as bandas que por lá vão passando. É recorrente ouvir-se The National, uma das minhas bandas preferidas, senão a minha preferida. Por lá, já passaram Fake EmpireRunaway eVanderlyle Crybaby GeeksRecordo-me que na temporada 7, foi possível ouvir-se em fundo Elbow, com a sua lindíssima Lippy Kids e The Night Will Always Win. E também, um nome que para muitos é desconhecido, mas que eu adoro, a Sharon Van Etten, com a bela Love More. Por entre os diálogos das personagens podemos, por vezes, ouvir também Vampire Weekend e Feist.

Mas não é só em Grey’s Anatomy que tal acontece, durante uma sessão de zapping, parei na RTP2, porque ouvi Frightened Rabbit a passar em Chuck. Ainda que não siga esta série, devo dizer que tem uma banda sonora deliciosa. Para além de Frightened Rabbit, temos novamente The National, e também The Shins, Beck, Spoon e Band of  Horses, entre muitos outros.

Uma série que acompanho, e que adoro é Shameless US, que conta com a presença de um dos meus actores preferidos, o William H. Macy. Para além de uma história muito bem contada, temos uma bela banda sonora a acompanhar. Ao ver um dos episódios, quase que caí da cadeira, quando me apercebi dos acordes de Mr. November, dos The National. Aqui também, a escolha é muito variada, voltamos a ter Spoon, mas também podemos encontrar The Vines, Ra Ra Riot, The Eels, e Gomez, e muitos outros.

No campo das séries que mais me marcaram encontra-se Six Feet Under. É uma série maravilhosa, com um elenco excelente e um enredo magnífico. Sempre que menciono esta série, vêm-me à memória dois momentos. Num deles, podemos ouvir Cold Wind dos Arcade Fire . Penso que esta música foi feita especialmente para esta série. No outro, o final da última temporada, onde se ouve Sia e o seu arrepiante Breathe Me. Cenas inesquecíveis e que muito me fizeram chorar.

Não vos conto o que se passa, apenas vos digo que cada vez que oiço estás duas músicas reporto-me sempre à série. O mesmo acontece por exemplo, com a banda sonora de Battlestar Galactica. Sempre que a oiço, viajo até à  série e recordo-me de todo aquele universo.

Finalizando, faço uma pequena referência a Breaking Bad. Palavras para quê? É uma série grandiosa! No final desta última temporada, naquela cena final pode-se ouvir Danger Mouse e Daniele Luppi, acompanhados pela voz quente da Norah Jones.

Assim, termino este pequeno testemunho sobre algumas séries que por razões musicais (e não só) me vão marcando.  O visionamento de séries é uma óptima maneira de encontrar novos artistas e bandas, basta termos um pouco de atenção e um bom par de ouvidos!

3 thoughts on “As Séries e a Música #1

  1. Ainda hoje ñ consigo ouvir o Breathe Me sem que me recorde das cenas finais da SFU e acabe por ficar emocionada!

    Quanto a banda sonora de BSG eu quando oiço, especialmente aquelas musicais mais marcantes…até das cenas me recordo!

  2. Graças a Chuck descobri Clock Opera. 🙂

    Gostei do post… podes escrever muito mais, mas tanto mais sobre as músicas e as séries.
    Já agora que tens a dizeer sobre o episódio musical de Greys Anatomy?

    • Obrigada 😉
      Eu detestei esse episódio de Anatomia de Grey… Detestei tanto, que me esqueci dele. Foi tão irritante.
      Há muito por falar, depois de ter escrito o texto, comecei a ver Revenge. E também tem uma bela banda sonora.

Deixe uma Resposta

