GG – Glee Globes (Rescaldo e caldo entornado) – Análise aos Golden Globes

Olá! Tudo bem? Como corre essa vida? Boa? A minha? Cá vai andando. Então. Ontem foram os Golden Globes, certo? 68º. Número interessante menos um. E foi gasta uma piada forçada. Sigamos. Então? Houve Ricky Gervais em grande estilo, houve estupidez e parvoíce, mas não parte do criador de The Office e houve…houve uns prémios esquisitos. Vamos lá embora à análise?

Nota:

Azul – Quem desejava que tivesse ganho
Verde – Quem ganhou

Comecemos pelo melhor drama. Nomeados:
Boardwalk Empire
Dexter
Mad Men
The Good Wife
The Walking Dead

Então. Deste todos, vamos começar por excluir uns quantos. Comecemos por TWD. Não merecia. Merecia estar cá outra série, como Rubicon e Breaking Bad. Só para citar exemplos. Ou Lost, que apesar de não ter um ano extraordinário, vencia claramente Dexter e deixava Boardwalk Empire na calha de sair. E, para acabar, tínhamos Men of a Certain Age. Chegava para reformular a lista. Mas pronto. É o que temos…E, entre tudo isto, a minha previsão ia para Boardwalk Empire. Porquê? Porque foi superior a Dexter. Foi do nível de TWD, mas vencia-lhe um bocado pela onda maior que criou. Ou seja, ficava Mad Men, que não me prenuncio, e TGW. E neste confronto, Boardwalk perdia para as duas. E, para mim, sairia The Good Wife com o prémio. É que The Good Wife, quando comparada com Breaking Bad, perdia o prémio. Mas como a melhor série do ano não estava nomeada, pronto. TGG teve um ano regular, e teve uma subida de qualidade neste segundo. Merecia…saiu para Boardwalk Empire. Mad Men não fez o pleno. Foi uma quebra de rotina por um lado que não se deveria ter feito. Mas ainda se aceita…vai-se aceitando.

Pois, quando se vai ver a comédia, é que a festa fica alegra. Nomeados estavam:

30 Rock
Glee
Modern Family
Nurse Jackie
The Big Bang Theory
The Big C

E aqui é a festa. Primeiro porque existe uma série chamada Community. Existe. Para quem não sabe. E é jeitosa. Capaz de retirar o lugar, por exemplo, a The Big C, que de comédia pouco tem, ou Nurse Jackie, que tem tanto de comédia como Glee tem de boa série. E Glee não é boa série. Mas seguindo…ou seja, retirada 2, ficavam 3 e Glee. 30 Rock não me prenúncio. Não vi, por isso…TBBT teve um ano irregular e não foi nada brilhante. Ficava, para mim, Glee e Modern Family. E agora vamos lá fazer as contas.

A categoria é comédia e musical. Glee é musical. Modern Family é comédia. Glee tem pouco de comédia. Modern Family tem mais de música, nem que seja pela cantoria do Cameron. Glee teve um ano paupérrimo. Eu acompanhei a 1ª temporada toda e posso falar. Foi muito fraquinho. 2ª temporada deu para ver que manteve o nível. Melhor episódio foi o que os fãs não gostaram e porquê? Porque a série mudou um bocadinho. E os fãs choraram, que gostam do rabiosque do Shiuster (trocadilho com Shiu) e que a Gwyneth Paltrow, que sim tem um rabiosque jeitoso, tirou o protagonismo. Haja Deus para os compreender. De resto, eu consegui rir-me. Consegui rir-me de Glee ao ver algumas críticos que conseguem tornar Glee numa galinha dos ovos de ouro. Só que, ao contrário da história, Glee não deita ovos. Deita outra coisa que sai pelo mesmo orifício…Sigamos.

Ou seja. Tudo somado e pesado: Glee teve um ano mau, Modern Family teve metade excelente e outra razoável. Fazendo as contas. A prova dos nove. Conclusão: a malta que votou em Glee não sabe fazer contas. É que a série ganhar é género…deixem pensar numa metáfora…os Jorney terem uma música jeitosa. Ou o Shuster conseguir cantar bem. Ou Glee ser cancelada. Ou tudo isto junto. E pronto…Os Golden Globes passam a ser tratados por GG, referindo-se não a Gossip Girl, mas sim a Glee Globes. E isso foi notório nos seguintes prémios.

Mas antes disso vamos ao melhor actor de drama. Que tinha como nomeados:

Bryan Cranston (Breaking Bad)
Hugh Laurie (House)
Jon Hamm (Mad Men)
Michael C. Hall (Dexter)
Steve Buscemi (Boardwalk Empire)

Gente de qualidade. Sim senhor. Faltam alguns, mas era difícil retirar. Nestes 5, vamos começar a eliminar uns quantos. Jon Hamm não me prenuncio, porque, como já referi, não vi Mad Men. Ou seja. Quanto aos outros quatro, todos de grande nível. Gostava que ganha-se o Bryan. Acho que o Bryan era o melhor dos 4. Mas era muito difícil. Ficou bem entregue ao Steve. Pouco a dizer.

O mesmo se passou na categoria de melhor actriz de drama, onde havia:

Elisabeth Moss (Mad Men)
Katy Sagal (Sons of Anarchy)
Kyra Sedgwick (The Closer)
Julianna Marguiles (The Good Wife)
Piper Perabo (Covert Affairs)

Então. Exclusões por não ver: Elisabeth Moss e Kyra Sedgwick, apesar de reconhecer que são duas actrizes de algo gabarito. A Katy Sagal espreitei, mas muito pouco, por isso, e apesar de aceitar o prémio, não podia dar porque não tenho os dados todos. Depois a piada da semana. Piper Perabo nomeada. Isso sim. Piada da semana. Alguém consegue ver isto nos prémios? Alguém? É fantástico…isto é de partir a rir. E tanta actriz que há por ai e vão nomear a Piper? Mesmo? Pronto. Ou seja, por exclusão de partes, ficava como desejo a Julianna Marguiles. Não que tenha sido fantástica, mas do que via era essa e a Piper. E a Piper…é das melhores nomeações dos últimos anos. Nem Ricky Gervais se lembrava desta piada…

O mesmo aconteceu em melhor actor de comédia/musical. Aqui vão os nomeados:

Alec Baldwin (30 Rock)
Jim Parsons (The Big Bang Theory)
Matthew Morrison (Glee)
Steve Carell (The Office)
Thomas Jane (Hung)

Então. Retiremos o Steve Carell e o Alec Baldwin. Ficavam 3. Retiremos o MM, que não é actor. É pseudo-actor de porno, que só está lá para ver se mexe o rabo. Seguinte. Ou seja. Thomas e Jim. Destes dois quem ganhava? Jim. Claramente…mas foi boa a piada de termos o Matthew Morrison nomeado. De novo GG a fazer das suas. Se Glee não tem comédia, ao ver as nomeações da série não há quem não se ria.

E prova disso é a próxima categoria. Um, dois, três…riso para a nomeação de:

Edie Falco (Nurse Jackie)
Laura Linney (The Big C)
Lea Michele (Glee)
Tina Fey (30 Rock)
Toni Collette (The United States of Tara)

Então. Daqui é fácil. A Edie não está numa comédia. A Laura também não. A Lea não é actriz, representa-se a si própria. A Tina não posso falar. A Toni vi um episódio e ela faz um papelão. Havia dúvidas? Parece que sim. Mas a Laura Linney não tem culpa de considerarem The Big C comédia. E no piloto ela foi grande…por isso.

E agora vamos para o prémio mais estúpido dos GG. Criado agora para…o prémio da salada russo, com os actores secundários:

Chris Colfer (Glee)
Chris Noth (The Good Wife)
Eric Stonestreet (Modern Family)
David Strathairn (Temple Grandin)
Scott Caan (Hawaii Five-0)

Então. Eliminações rápidas. David e Scott. Não vi nada deles. Ficava o Chris, o Chris e o Eric. E entre Chris, o Eric ganha. Ele não é o melhor actor secundário das séries todas e mais alguma, tudo misturado. Há tanta coisa melhor que ele. Mas destes três, não haja dúvidas. Chris Colfer ganhou…por alguma razão os prémios são chamados Glee Globes. Não merecia. Não. Ponto. Mas haja Deus para perceber a lógica deste mundo.

E, para acabar, a salada russa, pois estamos a falar de mulheres. Actrizes secundárias:

Hope Davis (The Special Relationship)
Jane Lynch (Glee)
Julia Stiles (Dexter)
Kelly Macdonald (Boardwalk Empire)
Sofia Vergara (Modern Family)

Aqui posso comentar bem. Então. Retirando a Hope, ficavam as outras três. A Julia Stiles não tem um papelão. Não merecia estar aqui, sinceramente. A Sofia Vergara ganhava a Jane Lynch, mas o prémio teria de ir para a Kelly Macdonald. Mas, não me acreditava muito, sinceramente. Gostava de ter visto a Sofia ter ganho. Gostava. Mas, como comecei…os prémios chamam-se como?

E pronto. Depois da palhaçada dos prémios, balanço final: toca a internar esta malta ou mudem o nome dos prémios. Um das duas resoluções…porque de douradas, nem os ovos de Glee os tem. Os de Glee são castanhos, já agora. E agora achincalhem ou concordem comigo.

Anúncios

3 thoughts on “GG – Glee Globes (Rescaldo e caldo entornado) – Análise aos Golden Globes

  1. Na melhor série dramática não foi surpresa Boardwalk Empire, embora a série a mim não me tenha convencido. E continuo a dizer que foi lamentável a presença de Walking Dead e o total desprezo pelo final do Lost. Os actores acabam por ter o efeito da melhor série e Steve Buscemi fez um trabalho excepcional e também já chega de serem sempre os mesmos vencedores. As senhoras não conheço nenhum dos trabalhos, mas a presença da Piper Perabo parece-me um daqueles estranhos erros.

    Nas comédias foi a comédia sem duvida, Glee não merecia agora nem nunca, a série é completamente vazia de conteúdo e o elenco só interpreta bem os playbacks. Jane Lynch pode fazer a diferença, mas ela não é a série, antes fosse.

    Apesar dos prémios serem o foco importante deste evento foi Rick Gervais que brilhou e colocou hollywood num alvoroço. Excelente como em tudo o que faz. Ninguém o segura, nem os créditos e a orquestra metida a correr no final.

    Portanto concordo basicamente com a visão aqui exposta, só faltou a referência ás mini séries que The Pacific infelizmente perdeu.

  2. Como eu concordo contigo !
    Só um apontamento: o teu amor por Glee é tanto que atribuíste o prémio de melhor actriz à Lea Michele… o que só seria mais uma piada -.-
    Ao menos nessa a Laura ganhou e bem 🙂

  3. Bem catita a tua análise,gostei.

    A gala foi tão boa que nem metade vi. Acho que este ano os prémios surpreenderam, mas penso que estiveram longe de serem justos.

    Eu pagava um bom dinheiro para perceber os critérios de avaliação ou para assistir a uma reunião da academia.
    Quando os prémios são disputados por séries, que são todas elas de enorme qualidade, percebe-se o factor gosto ou um critério pessoal mais adjacente.
    Agora, ver séries que nada acrescentam ao panorama televisivo a disputar/ganhar prémios.. é triste..

    Ainda bem que Lost nem a nomeações foi, pois ia custar-me ver o seu grande nome no meio de tanta mediocridade xD

    P.s: o Caso de community, é WTFFF???

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s