Notas da Semana – Fall Season #5 – Parte I

Mais uma semana de séries, umas melhores outras piores. O que importa é que vejam as mini-reviews para que se discutam ideias. Estamos à vossa espera!


Boardwalk Empire (1.05) – Neste serpentear entre o muito bom e o excelente, Boardwalk tem um episódio fantástico, realizando o primeiro verdadeiro confronto entre as personagens. É bom que a série dê, logo no inicio, este confronto. Vamos ver o que ainda está para vir…

Chuck (4.05) – O regresso do Casey à acção. Um episódio que se segura essencialmente com o general mas que é muito bom por isso. Faltava Casey à série. Agora não faltou…Claro que a companhia do Morgan ajuda.

Community (2.04) – Alguém explica o porquê de Community esta a dar-se fantasticamente? Os ingredientes da primeira estão lá, só que a qualidade aumentou muitíssimo. E isso torna a série a melhor comédia semana após semana…

Community (2.05) – Quando se vai ver uma comédia pretende-se rir, não? Community conseguiu parte disso, mas conseguiu tocar num tema bastante sensível, a religião, de uma forma muito interessante. E isso valeu a comédia que talvez tenha faltado.

Dexter (5.04) – Um Dexter cheio de dilemas morais foi o que encontramos neste episódio. E eu adorei…A personagem é o que me fascina, ainda por cima quando colocado sobre situações de pressão.

Dexter (5.05) – Um episódio que prepara o que vem aí, claramente. Dexter tem um episódio muito bom? Tem. Mas é muito mais interessante as portas que abre. Veremos…

Fringe (3.04) – Posso dizer que Fringe é a melhor série que anda pela TV Americana aberta? Posso. Posso dizer que Fringe é a melhor série que anda pela TV Americana? Podia, se não houvesse Rubicon. Assim sendo, fica para segunda. Mas a série tem o melhor arranque de temporada de sempre e, claramente, o melhor deste ano. Fringe está de outro mundo…

Grey’s Anatomy (7.04) – Foi um episódio morno e com uma narrativa fluida. Trata da incapacidade de combater a biologia, o ADN de Grey’s está inscrito há muito tempo. O meio continua a influenciá-lo. Em termos práticos, é Cristina Yang que continua a ser mais influenciada. Os sinais de melhorias já são evidentes, mas ainda não recuperou totalmente. Já vimos bem melhor, mas não nos podemos queixar.

Grey’s Anatomy (7.05) – A carreira de um médico sofre constantes alterações. Ou porque falham, ou porque são recompensados, ou porque fazem um brilharete. Em Seattle Grace, estes aspectos estão sempre presentes. Mas neste episódio, todos têm agora o seu trabalho reconhecido. O episódio fez-me lembrar os primórdios da série. Um episódio muito bom, onde todos tiveram o seu minuto de ouro. 45 minutos muito bem aproveitados.

How I Met Your Mother (6.05) – Um bom episódio com a menina Jennifer a aparecer. Ainda bem que isso aconteceu…saudades da loirinha que antes era morena. Vamos ver se a série a consegue aproveitar bem.

Mike & Molly (1.04) – Continua, pessoalmente, na corda bamba. A série mantém-se com piadas depreciativas sobre gordos e negros desnecessárias. Será que a série não consegue sobreviver sem isso? É um rumo errado que tem levado, o que me leva a deixar pouca margem de manobra e de paciência. Fraquinho.

Mike & Molly (1.05) – Um episódio onde ficou comprovado que as forças da série são a mãe do Officer Carl McMillan e a mãe e irmã de Molly. Deixaram de lado as piadas racistas e os 20 minutos conseguiram “sobreviver” sem elas. Espero que a série continue a apostar neste caminho.

Modern Family (2.04) – A série continua muito irregular, nada comparada ao ano que teve anteriormente. E isso é um mal que ela não consegue fugir…

Modern Family (2.05) – O episódio foi bom. Foi. Mas não mais que isso. E MF continua na sua senda de uma temporada nivelada por baixo.

Raising Hope (1.04) – Episódio um pouco inferior ao anterior, mas com um nível bastante elevado. Raising Hope continua a ser a sitcom surpresa da fall season, com momentos hilariantes. Com este episódio apercebemo-nos que a série consegue manter-se muito bem mesmo sem Hope como personagem central.

Rubicon (1.13) – A Series Finale (para mim a série não tem hipóteses…mas estou a torcer que seja renovada) da série leva um comentário curto. Isto porque deixa muitas linhas soltas. O que leva a pensar que é muito mais um Season que um Series Finale. Mas Rubicon deixa aquele sabor agridoce de ter terminado bem a temporada mas que poderia ter terminado melhor. Claro que o espírito conspirativo levou a série para estes lados. Acho que ninguém se importou muito. O que eu sei é que Rubicon se despede em beleza. Quer seja para ir para a campa quer para voltar o próximo ano…mas foi um prazer acompanhar a mesma.

2 thoughts on “Notas da Semana – Fall Season #5 – Parte I

  1. Este episódio do Rubicon é claramente um season finale, não venham cá com histórias pois a série vai ser, e muito bem, renovada 😀

    Achei o episódio um bocadito abaixo das expectativas mas ainda assim, belíssimo.
    A conversa final entre Will e Spangler foi muito boa, sem grande expressividade mas magnifica, deu gosto ver sem duvida.

    Rubicon foi portanto das melhores séries deste ano, pessoalmente uma das melhores que já, por ter tido pés e cabeça do principio ao fim, por ter sido tão real e bem construída, por ter tido um argumento e narrativa muito sólido, por ter tido um James Badge Dale (Will) e principalmente um Michael Cristofer (Spangler) tão credíveis e autênticos que deram ainda mais vida a esta série, lenta, mas lenta como devia ser.

    Dexter ainda não vi o episódio 5 mas anda ligeiramente aos altos e baixos. O que eu pensava aconteceu (também não era difícil), ou seja, uma 5ª temporada (pelo menos inicialmente) inferior à anterior, era muito dificil manter a qualidade, ainda assim uma série sempre sempre em grande com Michael C Hall a fazer brilharetos.

    Fringe, palavras para quê, surpreende semana após semana, é a única série em que a qualidade aumenta e nos consegue constantemente surpreender.. É ver para crer…

    (ando curioso é em Boardwalk Empire, em vários blogs têm falado muito bem desta série… Será?)

Deixe um comentário